sábado, 18 de outubro de 2014

ELEIÇÕES NA ALDEIA: Socioambientalistas com Aécio Neves e Dilma Rousseff

A mobilização virtual de eleitores tem ido muito além dos compartilhamentos de virais em redes sociais. Manifestos têm sido produzidos por grupos intelectuais como forma de defender candidaturas e ideias. (via Veja)



Caros,
recebi algumas mensagens de amigos me perguntando se eu havia assinado o manifesta da Esquerda Democrática em favor de Aécio, como consta do site. Não assinei. O documento me foi enviado e eu decidi que não o assinaria. Concordo com o conteúdo do documento, mas não pretendo apoiar o Aécio. É uma questão de escolha: votar pela ética da convicção ou votar pela ética da responsabilidade. Por isso, caso eu não estivesse indo para Altamira agora, votaria nulo. Mas esta é apenas minha convicção pessoal. De todo modo, em hipótese alguma, eu votaria na Dilma. Como houve esta confusão, tento explicar aqui minha posição:

1) um de meus compromissos mais importantes é com a população indígena. Votar na Dilma seria, para mim, trair esses compromissos, pois não apenas não demarcou terras indígenas, como reprimiu movimentos indígenas e nada fez diante do enorme aumento de assassinatos de índios no Brasil durante seu governo;

2) entendo que a sustentabilidade e o meio ambiente são elementos hoje fundamentais para construir uma sociedade mais justa e com qualidade de vida. O modelo desenvolvimentista baseado no crescimento exponencial do consumo e na transferência de capitais públicos para grandes empresas é nocivo a todos nós e às próximas gerações. O papel do BNDES é trágico para a Amazônia e deve ser revisto imediatamente. Não dá para esperar para 2018. Além disto, este governo interrompeu a criação de novas UC, acatou mudanças graves no Código Florestal e colocou a curva do desmatamento para cima depois de anos de baixa;

3) este governo interrompeu a Reforma Agrária, assentando 7x menos que FHC e 8x menos do que Lula. Isso me parece também igualmente grave, uma vez que, ao lado disto, foram feitas várias concessões aos ruralistas e em particular a CNA;

4) o grau de corrupção e de transferência de recursos públicos para grandes empresas a juros subsidiados me parece escandalosos e imperdoáveis. Não sou ingênuo em pensar que o sistema político e o financiamento de campanha não dependam, em todos os partidos, de expedientes como caixa 2, propinas e tudo mais. Ocorre que é escandaloso ver o "toma lá, me dá cá" que liga diretamente as empresas, o financiamente oficial de campanha e as obras. É difícil dizer se as grandes obras na Amazônia são o resultado de necessidades energéticas, ideologia desenvolvimentista ou pagamento de compromissos de campanha. Seja como for, com Renan, Sarney, Collor é difícil ir muito longe no quesito honestidade;

5) discordo da maneira com que se apropriaram das políticas sociais. A inclusão por meio da renda mínima é uma conquista da sociedade brasileira. O governo FHC estendeu o bolsa-escola a 5 milhões de famílias em 8 anos; os governos PT ampliaram a mais 9 milhões de famílias em 12 anos. A média não é muito diferente;

6) a política cultural deste governo foi muito ruim, enquanto os oito anos anteriores haviam sido muito bons, bons porque a política era inclusiva no sentido mais generoso da palavra: não vitimizando os "pobres" e incluindo-os pela via paternalista como unidade homogênea, mas reconhecendo a riqueza que trazem em sua diversidade. Para mim, esta foi uma verdadeira política de esquerda;

6) por fim, achei lamentáveis os ataques a Marina e, em seguida, a Aécio, tanto na propaganda oficial como nas redes sociais. Isto é coisa de claque fascista. É injustificável. E não é mera babaquice, é uma clara evidência de que o ovo da serpente está lá sendo chocado.

Poderia me alongar nas minhas razões, mas estas acima já me são suficientes para não votar em Dilma.

Não assinei o manifesto, mas não critico a posição daqueles como Lúcio Flávio Pinto, Luiz Eduardo Soares ou José Eli da Veiga que o fizeram. Ao contrário, estar ao lado deles é sempre enriquecedor, embora aqui tenham me juntado a eles sem o meu consentimento.

obrigado e boa eleição (eu estarei na aldeia)

(via Carlos Fausto)



A presidenta Dilma disse recentemente que "abriu-se uma caixa e dela saíram todos os demônios". De acordo com o mito da Caixa de Pandora, a esperança foi a última a sair… Esperemos que isso também aconteça no Brasil.

Alguns pontos essenciais, como exemplos:

Compromisso com a destinação da terra para as suas finalidades sociais e ambientais, por meio da reforma agrária, reforma agrícola, demarcação e compra das terras indígenas e das unidades de conservação, ação pela soberania e segurança alimentar e efetiva implantação do novo Código Florestal. Agricultura Familiar, Agroecologia e Agroflorestas, como balizadores do projeto de agricultura para o país. (via Ambientalista com Dilma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário