sábado, 5 de janeiro de 2013

Princesas X Virginia Woolf

Todas iniciativas que associam as mulheres com a formalidade das boas maneiras, às princesas, às rainhas, aos príncipes encantados, têm como único objetivo tratar as mulheres como debilóides e imbecis, organizar , formalmente, a subserviência e subalternidade, este é um espartilho que nos persegue ao longo dos séculos.


Pessoalmente prefiro uma escola inteligente para as mulheres, como as que sonharam e sonham mulheres como a Virginia Woolf em "Um teto todo seu" ou esta brava e admirável menina chamada Malala Yousafzai. Ou as mulheres indianas que estão indo às ruas proteger suas meninas de uma tradição bárbara que as expõe ao estupro e outras atrocidades.

O “Gang Gulabi” (ou o exército de sari rosa) 

Vamos sonhar com escolas que trabalhem o fortalecimento verdadeiro das mulheres onde elas aprendam muito mais do que ser princesas ou rainhas à espera de um príncipe encantado que lhes atribua valor. Uma escola onde as mulheres aprendam a ser elas mesmas, de maneira inegociável.


Este reino encantado proposto pelas escolas de boas maneiras, que modulam o nosso riso, os nossos gestos, a nossa expressão mais genuína, é, na verdade um grande pesadelo que tem, historicamente, produzido uma multidão de mulheres deprimidas e afundadas em tristezas e dissociadas da alegria de seus corpos e suas almas. Não se iludam, meninas, esta ilusão tem nos custado a nossa valiosa existência. (via Lélia Almeida)


Nenhum comentário:

Postar um comentário