sábado, 15 de dezembro de 2012

MAFIA DAS TELES: O Fim da INTERNET?


J
á ouviu falar no Marco Civil da Internet? Um projeto construído com ampla participação democrática, de forma aberta, transparente e acessível a todos os interessados através da Internet e de diversas consultas públicas, debates e discussões promovidas no Brasil nos últimos três anos. Durante todos esses anos de debate foi notável a ausência de alguns grupos de interesse, acostumados à velha maneira de se fazer política e legislar neste país, a portas fechadas, com base na obscuridade e usando mandatos parlamentares para dar o ar democrático a interesses comerciais.


É com grande perplexidade que vemos agora, às vésperas da votação do Marco Civil no Congresso Nacional, estes grupos se apresentam tentando remover do projeto um ponto fundamental defendido e debatido publicamente nos últimos anos: A Neutralidade da Rede(Trecho da carta da Associação de Software Livre à presidenta Dilma Rousseff)



Mas os últimos três anos de debate nao foram suficientes para o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que disse que a falta de consenso dificultou posicionamentos do Brasil na WCIT: "Sobre neutralidade de rede, nós avaliamos com a Anatel anteriormente que não valeria a pena levar alguma proposta. A gente tinha uma, mas mas tiramos de pauta porque não temos consenso. No Brasil, o governo tem uma posição, as empresas têm outra, o Congresso tem várias. Então a gente não vai levar nenhuma posição sobre o assunto. (via ESTADAO)

O ministro diz que o governo brasileiro é contra o controle de conteúdo ou o tráfego de ideias. Um tratado de telecomunicações não deveria referir-se a conteúdo — afinal, o ministro é contra, apesar de o Brasil ter assinado o tratado. Mas inseriram no tratado o artigo que se refere a spam, que aliás abre a porteira para intervenção em qualquer outro conteúdo — e portanto o próprio tratado trata do controle de conteúdo. (via Ronaldo lemos)

Entenda a máfia das feles:



"Resumindo:  é uma propina legalizada! Querem acabar com a liberdade que a gente ainda tem na internet, so pra fazer as provedoras terem de onde tirar mais dinheiro da gente."



ENQUANTO ISSO...

Lei Carolina Dieckmann é sancionada sem vetos. A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12737, conhecida como Lei Carolina Dieckmann, sem vetos. (via CONVERGENCIA DIGITAL)



A aprovação surpreendeu muita gente e, por alguns momentos, chegou até mesmo a unir no grito de acusação de “casuísmo do governo”.



Mas e o Marco Civil? Não seria melhor, antes de votar punições, estabelecer os direitos e deveres dos usuários e provedores da internet? Educar os usuários sobre o que fazer ou deixar de fazer na rede e no uso dos dispositivos digitais? O Marco Civil garante liberdade e direitos, por isso DEVERIA ser aprovado antes de todos os outros que tratam da internet. (via IDIGNOW)

(via Liberte-se do Sistema)
Nos bastidores venceu o lobby das teles, que não têm interesse na aprovação da chamada "neutralidade" da rede. Pelo dispositivo, o mais polêmico do texto. Pela 5ª vez desde que entrou na pauta de votações da Câmara dos Deputados, o plenário rejeitou votar o projeto do Marco Civil da Internet. (via TERRA)

Se você, como eu, é um ativista da informação livre , isso é animador. Se as legislações se tornarem muito inóspitas com o compartilhamento de arquivos, é sempre possível migrar para a dark net. Esperemos que isso não seja necessário, mas o que vemos hoje acontecendo na França, no Japão e principalmente na Inglaterra, é estarrecedor.

O próximo passo é impedir alguém de invadir o próprio computador e o próprio celular para conseguir funcionalidade que a empresa impede de forma a obter mais lucro. Agora pode ser seu celular, mas daqui uns 20 anos serão suas pernas e olhos que as corporações vão querer controlar. Em breve, se certas legislações passam, você vai ser um criminoso por aplicar um jailbreak em seu nervo ótico artificial, para poder ver ou não certas coisas, ou para impedir que publicidade entre direto no seu cérebro. (via Papo de Homem)




DITADURA CIENTIFICA
Há tempos ESCRITORES MÚSICOS CINEASTAS já falavam da DITADURA VELADA em que viveríamos no futuro (VIVEMOS AGORA) tentando nos alertar, mas ignoramos ou não entendemos suas mensagens e caímos como patinhos, ovelhas obedientes, que nos fizeram escravos, nas mãos do poder econômico e científico de poucos.. (via Guilherme Aguiar Pasz)


Levante sua voz, mostre sua arte e lute por uma internet livre. Conheça a plataforma de documentários colaborativos http://freenetfilm.org/



e apoie a CPI das Moveis




UPDATE: 

BRASÍLIA, 28 Fev (Reuters) - Deputados apresentaram nesta quinta-feira requerimento para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as tarifas e o serviço prestado pelas operadoras de telefonia móvel no Brasil. "É pertinente a necessidade das principais operadoras apresentarem seus custos para justificar preços tão altos por uma prestação de serviço tão ineficiente" (via Brasil247)


A VOLTA DO MINISTRO: LA VEM O GOLPE!

05/03/2013: Segundo Bernardo, o ministério vai ajudar a mediar a proposta das empresas do ponto de vista técnico. Só de redes de fibra-ótica R$ 80 bilhões de reais de investimento. Segundo ele, há alguns atrasos e problemas nas questões relativas a sua pasta e a Copa do Mundo. “Eu disse ao prefeito: Vão falar mal de quem? Vão falar do Fernando Haddad.”(via Brasil Atual)

"Paulo Bernardo se esquece de vez que é um gestor público e assume a postura de um verdadeiro homem de grandes negócios com as Teles. Fazendo terror ao prefeito de São Paulo ao afirmar que uma internet publica ruim poderá causar problemas politicos. Acho que o Ministro está projetando o que hj ocorre com as teles". (via Marcelo Saldanha)


"Paulo Bernardo fala como um verdadeiro lobista das Teles, chega a ser imoral e impressionante a forma como ele lesa a sociedade para defender os interesses das grandes empresas de Telecom". (via Joao Caribe).


"Se tem uma coisa que as teles não resolveram devido ao seu modelo de negócios baseado em lucratividade agressiva, é a qualidade de serviços. Falar em capacidade técnica não é mesmo o negócio das teles.". (via Sergio Amadeu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário