quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

#OcupaBOREL: A devolução do território para os FAVELADOS!

O Ocupa Borel foi um marco, uma quebra de paradigma de uma comunidade que se sentia acuada. O morro atravessado de histórias e vidas, que fazem dele o que é, não mais o que vem de fora como regra, mas sim de dentro como potência livre e pulsante, está reescrevendo a sua própria história.
(Via Revista Virus Planetario)

O DIA: Ofensas, humilhações, abordagens violentas e toque de recolher para os cerca de 11 mil moradores após às 21h. A comunidade conta com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) desde  2010, mas a população diz que evita sair de casa devido às ações de policiais. 

“Quatro deles nos assustam só de olhar. Já levei até um tapa no rosto e, na revista, apalparam minhas nádegas. É uma situação humilhante”, lamentou o cobrador de transporte alternativo, de 23 anos, que preferiu não se identificar.


ULTIMO SEGUNDO: Para Leonardo Mota, o MC Leonardo, presidente da Associação dos Profissionais e Amigos do Funk do Rio, até o ritmo musical não é bem visto nas comunidades pacificadas. “Alguns PMs nos encaram como marginais. Tocar em algumas favelas é complicado”, contou.



- Ja ouvi capitão dizendo "temos que mudar a Cultura da Favela". A Polícia tem que tratar de ter questão de segurança! Estamos mudando a maneira como o Estado vê a Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário