quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Tá vendo aquela Bolsa Família, moço? Foi Luiz ou Fernando quem construiu?




É fábula querer dizer que o sistema do Bolsa Família tenha origem nos programas sociais do governo do FHC. Sem dúvida eles tem relação, afinal o bolsa família os englobou.

Sim, é verdade,
Garotinho repetiu o
nome deste projeto
várias vezes durante
as Eleições 2014!!!
Programas de distribuição de renda existiam já aos montes, não só no governo FHC, como até -bem antes do FHC- no governo do Garotinho com o cheque cidadão. Todos os programas eram feitos de modo muito fragmentado, garantidos como benesses por padrinhos políticos.

O que o Bolsa Família fez foi sistematizar isso. Quando se sistematiza você garante aquilo como um direito. Os programas vinham sempre pela mão do politico A ou B, passaram a ser recebidos pela Caixa. Os programas eram fragmentados cada um devia ser pedido pra um ente diferente, tudo foi centralizado e automatizado para garantir que todos que cumprissem os requisitos pudessem receber. Não dá pra dizer que um sistema tem origem em programas fragmentados que ele engloba.

Em um se otimiza um processo de distribuição de renda e alcança-se milhões de pessoas de forma despersonalizada e objetiva, no outro se vale de uma estrutura de apadrinhamento político para entrega de benefícios.

Em um se atinge menos de 200 mil famílias pela precariedade do sistema de apadrinhamento, no outro se alcança mais de 11 milhões de famílias e possibilita uma ampliação de direitos em nível extraordinário.

Em um vem o o Fernando e constrói um barraco, no outro, vem Luiz desmonta o barraco e constrói um prédio de 8 andares com alguns materiais do barraco. Aí o Fernando diz: "Fui eu que fiz o prédio".

(Via Chico Motta e Felipe Lima)



Nenhum comentário:

Postar um comentário