quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Entenda como você é roubado dentro de um ônibus lotado




1- As empresas privadas ganham licitações do Estado para explorarem o transporte público de passageiros. Para elas o transporte público é um serviço, e seu objetivo como qualquer empresa é maximizar os lucros. O transporte dessa forma deixa de ser um direito e passa a ser um serviço, uma mercadoria.

2- As empresas de ônibus são remuneradas pela prestação do serviço a sociedade. Essas empresas recebem por passageiro que transportam, não pela quantidade de viagens que fazem para população!

3- Isso faz com que os empresários queiram colocar cada vez menos ônibus nas ruas e cada vez mais pessoas dentro dos ônibus.

4- Se as empresas fossem remuneradas pela quantidade de viagens que realizam pra sociedade os empresários do setor para aumentar os lucros, lutariam para aumentar o número de viagens e os ônibus em circulação. Como eles são remunerados pela quantidade de passageiros, para maximizar os lucros eles aumentam o número de passageiros por ônibus e diminuem o número de viagens da população.

5- O resultado é a combinação perversa de muita gente e poucos ônibus! Que existe porque esses empresários financiam as campanhas de proeminentes políticos locais!



(via Frente Independente Popular - PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário